terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quiosque na Foz do Arelho #4

Quiosque na Foz do Arelho #4 by VRfoto
Quiosque na Foz do Arelho #4, a photo by VRfoto on Flickr.

CALDAS DA RAINHA (Portugal): Quiosque azul na Foz do Arelho.

See where this picture was taken. [?]

Ruínas de Conímbriga

Ruínas de Conímbriga by VRfoto
Ruínas de Conímbriga, a photo by VRfoto on Flickr.

CONDEIXA-A-NOVA (Portugal): Ruínas de Conímbriga.

See where this picture was taken. [?]

Os trabalhos sistemáticos de escavação de Conímbriga começaram em 1964. Trata-se de uma cidade pré-romana onde os romanos se instalaram depois de concluída a paz na Lusitânia em 25 a.C. Durante o reinado de Vespasiano (69-79), Conímbriga recebeu o epíteto de Flávia e foi elevada à categoria de município. A partir do séc. V, com o período de desordem que se segue à queda do Império Romano, a cidade é várias vezes pilhada e o bispado passa para Aeminium, a futura Coimbra. Foi o facto de a antiga cidade ter sido abandonada nesta altura e de não ter havido povoamento posterior que permitiu a sua preservação.

Fonte: Guia das Maravilhas de Portugal, Modelo

Cascata do Laboreiro

Cascata do Laboreiro by VRfoto
Cascata do Laboreiro, a photo by VRfoto on Flickr.

CASTRO LABOREIRO (Melgaço/Portugal): Cascata do Laboreiro.

See where this picture was taken. [?]

Esta queda de água é formado pelas águas do rio Castro Laboreiro que atravessa neste local serrano um acentuado desnível e precipita-se do cima de altas fragas rochosas num mar de espuma branca.
Localiza-se numa paisagem de montanha nos domínios da freguesia de Castro Laboreiro, no alto planalto nortenho. Nas sua imediações existem vários vestígios megalíticos e a alguma distância a fronteira com Espanha.
Esta cascata encontra-se a sul da Ponte Velha de Castro Laboreiro e pode ser vista do cimo das muralhas do Castelo de Castro Laboreiro.

info: pt.wikipedia.org/

sábado, 27 de agosto de 2011

Rua da Alegria (Judiaria de Trancoso)

TRANCOSO (Portugal): Rua da Alegria (antiga Rua da Judiaria)

See where this picture was taken. [?]

O centro histórico de Trancoso está classificado como aldeia histórica, devido à beleza e ao bom estado de conservação dos seus edifícios. Passar pelas antigas ruas e vielas floridas que ainda hoje são habitadas é uma experiência enriquecedora.
Em meados do século XIV a comuna judaica de Trancoso crescia e tornava-se rival da Guarda em importância e riqueza. Localizava-se dentro das muralhas, englobava a Rua Direita e a Rua da Corredoura, e uma área próxima do castelo: a Rua da Alegria, Rua dos Mercadores e Rua do Açougue.
A Rua da Alegria, na parte oriental da vila, é aquela que apresenta um maior número de marcas de simbologia religiosa, o que leva a crer ter sido a antiga Rua da Judiaria.

info: www.planicoa.com/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MARIALVA

MARIALVA by VRfoto
MARIALVA, a photo by VRfoto on Flickr.

MÊDA (Portugal): Aldeia histórica de Marialva.

See where this picture was taken. [?]

Marialva é uma das 12 Aldeias Histórias de Portugal e situa-se a poucos minutos da cidade de Mêda. Esta aldeia, uma das relíquias vivas da nossa ancestralidade, transporta-nos às raízes mais profundas da nossa história.
Ao entrar em Marialva, fica-nos a sensação que entramos num cenário histórico, as ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem-nos à cidadela cercada pelas muralhada em cujas ruínas perdemos a noção do tempo. No interior das muralhas, destacam-se a Praça, solenemente assinalada pelo Pelourinho e pelo edifício da antiga Casa da Câmara, também tribunal e cadeia (séc. XVII); alguns metros mais à frente a torre de menagem e a Igreja de Santiago com o seu magnífico tecto pintado e a Capela da Misericórdia, apreciada pelo retábulo em talha, são verdadeiros tesouros construídos dentro do recinto muralhado.

info: www.cm-meda.pt/

Nordeste_rua03

Nordeste_rua03 by VRfoto
Nordeste_rua03, a photo by VRfoto on Flickr.

NORDESTE (Açores - Portugal): Viaduto.

portugal-imagens.blogspot.com/

Sevilha_plaza_espana03

Sevilha_plaza_espana03 by VRfoto
Sevilha_plaza_espana03, a photo by VRfoto on Flickr.

SEVILHA (Espanha): Plaza de España.
Esta praça foi construída em estilo teatral por Aníbal González, para a exposição Ibero-Americana de 1929.
As obras de construcção iniciaram-se em 1914, chegando a trabalhar mais de mil homens neste projeto

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Igreja de Nossa Senhora da Nazaré #2

NAZARÉ (Portugal): Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.

See where this picture was taken. [?]

Delimitando o recinto rectangular do Santuário, conjuntamente com as antigas casas dos peregrinos e o hospital, é uma das mais significativas igrejas de peregrinação implantadas no litoral (finisterra).

Capela em Valença

Capela em Valença by VRfoto
Capela em Valença, a photo by VRfoto on Flickr.

VALENÇA (Portugal): capela.

See where this picture was taken. [?]

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Rua Direita #2

Rua Direita #2 by VRfoto
Rua Direita #2, a photo by VRfoto on Flickr.

MELGAÇO (Portugal): Rua Direita.

See where this picture was taken. [?]

A atual Rua Direita era o grande eixo de circulação, ligando as duas mais importantes portas da cerca.

domingo, 14 de agosto de 2011

Torre de menagem do castelo de Melgaço

MELGAÇO (Portugal): Torre de menagem do castelo de Melgaço.

See where this picture was taken. [?]

Mandado construir por D. Afonso Henriques, por volta de 1170, o castelo de Melgaço tinha como função a defesa da fronteira do Alto Minho.
De planta circular, a sua arquitectura é do tipo românica, apresentando uma torre de menagem (de planta quadrangular) ao centro e três outras integradas na linha das muralhas.
A torre de menagem apresenta planta de formato quadrangular, isolada ao centro do pátio de armas. Tanto ela quanto a muralha circundante, foram integralmente reconstruídas, depreendendo-se a sua característica românica apenas pelo desenho deste conjunto: uma sólida torre quadrada isolada no centro do recinto muralhado. A torre divide-se internamente em três pavimentos, iluminados por algumas frestas. O coroamento é feito por um remate em balcão com ameias, hoje requalificado como miradouro do museu arqueológico estabelecido nas dependências da torre.
Classificado como Monumento Nacional, foi sujeito a algumas intervenções, a Torre de Menagem foi convertida num núcleo museológico.

info: pt.wikipedia.org/

sábado, 13 de agosto de 2011

Igreja de Nossa Senhora da Nazaré

NAZARÉ (Portugal): Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.

See where this picture was taken. [?]

Delimitando o recinto rectangular do Santuário, conjuntamente com as antigas casas dos peregrinos e o hospital, é uma das mais significativas igrejas de peregrinação implantadas no litoral (finisterra). Ainda hoje abriga o cerimonial relativo às festas de Nossa Senhora da Nazaré e à procissão do círio. A primitiva igreja, datada de 1377, foi reconstruída durante o século XVII (1680-1691). Apresenta duas imponentes torres sineiras com corochéus e perfis barroquistas e uma galeria exterior do tipo das igrejas de peregrinação, mandada erigir pelo rei D. Manuel, mas onde se pode observar as alterações resultantes das obras do final do século XVIII que abrangeram todo o edifício.

Fonte: e-Cultura

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Portal principal da igreja de Paderne

MELGAÇO (Portugal): Portal principal da igreja de Paderne.

See where this picture was taken. [?]

Portal de arco pleno, de 5 arquivoltas esculpidas com motivos florais, sobre colunas de capitel decorado, e janelão rectangular.

Interior do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

NAZARÉ (Portugal): Interior do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

See where this picture was taken. [?]

O interior é de uma só nave, em forma de cruz latina, coberta por um tecto de madeira pintado à maneira da época. Na boca da Tribuna encontrava-se uma grande pintura sobre tela, alusiva ao milagre do aparecimento de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho, que pode ser admirada à entrada da nave do lado esquerdo. O altar-mor ostenta um retábulo de talha dourada de estilo nacional, com colunas salomónicas e aplicações de mármore, do final do século XVII. No Trono, numa maquineta, admira-se a venerada imagem, de madeira policroma e tez morena, da Virgem do Leite, com o Menino ao colo. As figuras são coroadas por diademas dourados, obra setecentista, oferecida à igreja por D. João VI. A sagrada imagem está envolta num manto verde bordado a ouro oferta de D. João V à Virgem.
A separação da capela-mor do corpo da igreja é feita por uma colunata em pau-santo e alguns belos pilares de embutidos em mármore italiano, trabalho oitocentista. No transepto, em dois altares colaterais, veneram-se, do lado do Evangelho – S. José e do lado da Epístola – Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
O cruzeiro é coberto por uma grande cúpula, rematada por um zimbório, obra executada em 1837. O arco mestre é totalmente preenchido com decorações de talha dourada e embutidos, relativos aos principais círios que anualmente aqui se deslocavam, terminando pelo escudo real entre volutas.
No corpo da igreja existem quatro altares em talha dourada de 1756, sendo os da direita dedicados a S. Francisco Bórgia e a S. Joaquim e os da esquerda a Santo António e a Santa Ana.

Fonte: C M da Nazaré

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ribeira

Ribeira by VRfoto
Ribeira, a photo by VRfoto on Flickr.

PORTO (Portugal): Ribeira.

See where this picture was taken. [?]

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal.
Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, actualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes.

info: pt.wikipedia.org/

domingo, 7 de agosto de 2011

Pia baptismal

Pia baptismal by VRfoto
Pia baptismal, a photo by VRfoto on Flickr.

MONTALEGRE (Portugal): Pia baptismal em S. Vicente de Chã.

Uma das provas da antiguidade desta igreja de São Vicente de Chã é o facto da pia baptismal se encontrar fora, tudo apontando para que a sua origem seja nos séculos X ou XI. A confirmar-se, é uma das mais antigas em território nacional.

portugal-imagens.blogspot.com/

See where this picture was taken. [?]

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery