Rampa de acesso ao Museu do Côa

VILA NOVA DE FOZ CÔA (Portugal): Rampa de acesso ao Museu do Côa.

See where this picture was taken. [?]

No Ano Internacional da Arquitetura, o Ministério da Cultura e a Ordem dos Arquitetos, promoveram a abertura de um concurso para o projeto deste edifício. O então Instituto Português de Arqueologia, com a colaboração da Ordem dos Arquitetos, lançou o Concurso Público para os trabalhos de conceção e elaboração do projeto do que se designou então "Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa." O primeiro prémio foi atribuído à equipa dos Arquitetos Pedro Pimentel e Camilo Rebelo, do Porto. O museu construído é resultado do desenvolvimento da proposta vencedora: projeto do edifício e o projeto expositivo. “A evolução do corpo do museu – enquanto prótese metamórfica – tem por base um pressuposto único de integração na paisagem. Neste sentido é simultaneamente um gesto forte e afirmativo, mas também subtil, sensível à topografia e dialogante com a paisagem que o recebe.”
O edifício é constituído por quatro pisos, cobertura/Piso 2, Piso 1, Piso 0 e Piso-1, organizados por um sistema particular de circulações verticais e horizontais
A cobertura reúne circulações pedonais de acesso ao museu e faixas destinadas a estacionamento de veículos. Incorpora ainda áreas panorâmicas. Dois elevadores e uma escada criam a ligação direta ao átrio de entrada do museu.
O Piso 0, onde se situa a exposição permanente do museu e as salas de exposições temporárias, é estruturado pela rampa/corredor que percorre todo o corpo. “No fim do primeiro tramo desta rampa forma-se um nó de ligações”: para o interior do Museu, para a área administrativa, sede do Parque e Museu do Côa, para o piso inferior, onde se localiza o restaurante e cafetaria e auditório.

info: www.arte-coa.pt/

Comentários

Mensagens populares