Igreja Matriz de Barcelos

Igreja Matriz de Barcelos by VRfoto
Igreja Matriz de Barcelos, a photo by VRfoto on Flickr.

BARCELOS (Portugal): Igreja Matriz de Barcelos.

See where this picture was taken. [?]

A Igreja Matriz de Barcelos é um dos exemplos mais significativos da persistência da arquitetura românica no Norte do País.De invocação a Nossa Senhora da Assunção, a Matriz é, para alguns autores, o resultado de uma edificação na centúria de Trezentos, com posteriores intervenções. Para outros historiadores, foi erguida no século XV, segundo a arcaizante e ultrapassada estética românica. Com D. Afonso V, no terceiro quartel do século XV, foi dado à Matriz privilégio de colegiada.A Igreja de Santa Maria Maior sofreu várias intervenções ao longo do tempo. Hoje, tal como a conhecemos, é resultado das alterações introduzidas pelos Monumentos Nacionais na década de 1950.
A fachada principal, em pedra aparelhada e pouco ornamentada, é dominada por um portal encimado por rosácea e uma robusta torre sineira, com seis esguias ventanas retangulares de remate superior em pequeno arco pleno.
O pórtico é delimitado por dois contrafortes salientes e rematado por empena triangular. Compõem-no o portal de arquivoltas ogivais, assentes em colunelos de fuste liso e com capitéis e bases historiadas. A arquivolta exterior é ornada por pequenas flores abertas e a interna por friso flordelisado.
A rosácea gótica é apresentada com molduras de círculos concêntricos e aberta em pedra. Esta tinha sido retirada durante uma intervenção setecentista para, no seu lugar, abrirem uma janela.

In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-04-29].
Disponível na www:

Comentários