Santuário de Panóias

Santuário de Panóias by VRfoto
Santuário de Panóias, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA REAL (Portugal): Santuário de Panóias.

Durante muitos anos denominado Fragas de Panóias, foi alvo de variados estudos desde o séc. XVIII até aos nossos dias, por parte de investigadores nacionais e estrangeiros.
É constituído por um recinto onde se encontram três (entre outras) grandes fragas onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso. Numa das rochas foram também gravadas inscrições. Uma das inscrições, embora existisse ainda no séc. passado, foi destruída, no entanto, além da sua leitura, sabemos onde estava localizada. Existem hoje três inscrições em latim e uma em grego, e nelas estão as instruções dos rituais celebrados em Panóias, a identificação dos deuses e a do dedicante.
Hoje em qualquer das três rochas temos vestígios dos pequenos templos que eram parte integrante do recinto.
C. G. Calpurnius Rufinus, um alto funcionário do governo provincial romano, introduziu este culto oriental em Panóias, onde já haveria um culto indígena. A sua língua original foi o grego, mas numa inscrição o uso da palavra "mystaria" em vez de "mysteria" demonstra o uso de um dialecto dórico ou pseudo-dórico. Os dados sobre a sua origem permitem supor com grande probabilidade que sejam Perge de Panfilia, cidade de tradição dórica e um dos centros do culto de Serápis, situada na Ásia Menor.
A construção deste recinto sagrado teria sido realizada neste local entre os finais do Séc. II e os inícios do Séc. III.

Info: www.culturanorte.pt/pagina,59,79.aspx


See where this picture was taken. [?]

Comentários

Mensagens populares