Comboio na ponte Eiffel

Comboio na ponte Eiffel by VRfoto
Comboio na ponte Eiffel, a photo by VRfoto on Flickr.

VIANA DO CASTELO (Portugal): Ponte Eiffel.

See where this picture was taken. [?]

A Ponte Eiffel localiza-se sobre o rio Lima, próximo à sua foz, e liga a freguesia de Santa Maria Maior, na cidade de Viana do Castelo, a Darque, no sítio do Cais Novo, no concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Remonta a uma primitiva ponte de madeira. Com projeto da casa Gustave Eiffel, constitui-se numa ponte rodo-ferroviária metálica, inaugurada em 30 de junho de 1878 por Fontes Pereira de Melo.
Esta via permitiu a chegada do caminho-de-ferro à cidade, uma vez que, até então, os trilhos apenas alcançavam a estação de Darque. Posteriormente concluiu-se a Linha do Minho, até à vila alto-minhota de Monção.
Entre 1 de fevereiro de 2006 e 30 de outubro de 2007 a ponte esteve encerrada para obras de recuperação, que consumiram 12,4 milhões de euros.
Símbolo da arquitetura do Ferro em Portugal, tem 562 metros de comprimento, em dois pisos, o inferior ferroviário e o superior rodoviário.
A recente intervenção aumentou a largura do tabuleiro de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para as faixas de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro de largura cada.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Eiffel

VR Stock Photo

Comentários

Mensagens populares