Igreja dos Terceiros de S. Francisco

VISEU (Portugal): Igreja dos Terceiros de S. Francisco.

See where this picture was taken. [?]

Numa das zonas centrais e movimentadas de Viseu localiza-se um dos templos mais tranquilos e bonitos desta cidade beirã. Trata-se da Igreja dos Terceiros de S. Francisco, templo edificado ao longo do século XVIII e terminado no ano de 1773.
Marcada pela linguagem triunfante do barroco setecentista, esta igreja viseense foi riscada por António Mendes Coutinho, arquiteto de Lamego e que foi discípulo do italiano Nicolau Nasoni.Erguida num amplo e elevado espaço de um parque natural da cidade, a igreja franciscana é antecedida por uma monumental escadaria de vários patamares. Delimitada por dois cunhais de pedra e rematados por duas urnas, a sua frontaria é uma soberba obra do barroco setecentista, desde logo rasgada por um portal grandioso, composição formada por arco ondeado e enquadrado por duas pilastras, sobre as quais se desenha um frontão interrompido moldurando um escudo central relevado com os símbolos franciscanos, rematado superiormente por frontão de linhas mistilíneas.
Lateralmente e num plano mais elevado, abrem-se dois movimentados janelões de aventais moldurados e ondeados, sobrepujados por frontões triangulares. Acima do portal nobre está um óculo quadrifoliado, de moldura ondeada e reentrante. A empena desenha linhas contracurvadas e termina axialmente num frontão triangular, sobre o qual está um plinto com uma cruz latina. Num plano ligeiramente recuado à fachada, fechando o seu lado norte, eleva-se a torre sineira quadrangular, protegida por uma balaustrada e coberta por uma cúpula bolbosa.

info: www.infopedia.pt/$igreja-dos-terceiros-de-s.-francisco-%2...

Comentários

Mensagens populares