Sinagoga de Belmonte

Sinagoga de Belmonte by VRfoto
Sinagoga de Belmonte, a photo by VRfoto on Flickr.

BELMONTE (Portugal): Sinagoga.

See where this picture was taken. [?]

" O historial da Sinagoga de Belmonte remonta a 1992 quando a Comunidade Judaica de Belmonte solicita à Câmara Municipal de Belmonte um pedido sobre a viabilidade da sua construção na Rua da Fonte da Rosa. Depois de aprovado o estudo prévio, assistiu-se em Janeiro de 1993, à colocação da primeira pedra da Sinagoga em terreno doado pelos herdeiros da família Henriques. O interesse que a comunidade judaica de Belmonte havia já despertado motivou a presença do parlamento Israelita, Dan Tichon, do Embaixador de Israel em Portugal, de dirigentes das Federações Sefarditas de França, de judeus da Suíça de Israel e de Marrocos. Salomon Azoulay foi o convidado de honra por ser o financiador de raiz da Sinagoga e baptizou-a com o nome de seu como forma de lhe preservar a memória. (...)
(...) A inauguração deste templo judaico realizou-se no dia 4 de Dezembro de 1996 quando se recordavam os 500 anos do Édito de Expulsão dos judeus em Portugal."

info: Nogueira, Cristina, Monografia Histórica do Concelho de Belmonte - Novos Contributos, Câmara municipal de Belmonte

Comentários

Mensagens populares