Ruínas de Marialva

Ruínas de Marialva by VRfoto
Ruínas de Marialva, a photo by VRfoto on Flickr.

MARIALVA (Portugal)

See where this picture was taken. [?]

A construção do castelo e das muralhas de Marialva, concelho de Meda, data dos séculos XII a XIV. Este conjunto constitui um aglomerado estruturado em função do dispositivo militar,
distinguindo-se dois núcleos muralhados: a cidadela, localizada estrategicamente no ponto mais elevado, e o núcleo civil ou urbano.
A cidadela, polo exclusivamente militar, integra a torre de menagem, três torres defensivas e comunica com a vila por duas portas.
No núcleo urbano muralhado, podemos encontrar dois polos distintos: o administrativo, que congrega o pelourinho e a antiga Casa da Câmara, o Tribunal e a Cadeia, e o religioso, constituído por duas igrejas e um cemitério.
Atualmente, pouco resta desta fortaleza que se encontra quase integralmente em ruínas, à exceção dos templos. A sua localização em penhascos de difícil acesso, por motivos militares, terá contribuído em grande parte para o seu crescente abandono que se começou a verificar, com maior incidência, a partir da segunda metade do século XVIII.

info: www.infopedia.pt/$castelo-e-muralhas-de-marialva

Comentários

Mensagens populares