terça-feira, 30 de abril de 2013

Interior da nova basílica de Fátima...

FÁTIMA (Portugal): Interior da Basílica da Santíssima Trindade.

See where this picture was taken. [?]

Esta Basílica, dedicada à Santíssima Trindade, com 8.633[9] lugares sentados e 40.000 m², uma obra da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis. Foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, por ocasião do 90.º aniversário das aparições.

Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos) e uma grande porta central, a Porta de Cristo.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Basílica da Santíssima Trindade

FÁTIMA (Portugal): Basílica da Santíssima Trindade.

See where this picture was taken. [?]

sábado, 27 de abril de 2013

Santuário de Fátima

Santuário de Fátima by VRfoto
Santuário de Fátima, a photo by VRfoto on Flickr.

FÁTIMA (Portugal): Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

See where this picture was taken. [?]

A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neobarroco, segundo um projeto do arquiteto neerlandês Gerard Van Krieken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
À frente da Basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão e bancos para os concelebrantes.
A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite.
O carrilhão é composto por 62 sinos, fundidos e temperados em Fátima por José Gonçalves Coutinho, de Braga. O sino maior pesa 3.000 kg e o badalo 90. O relógio é obra de Bento Rodrigues, de Braga. Os anjos da fachada, de mármore, são da autoria de Albano França.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cruz alta de Robert Schad

Cruz alta de Robert Schad by VRfoto
Cruz alta de Robert Schad, a photo by VRfoto on Flickr.

FÁTIMA (Portugal): Cruz alta de Robert Schad.

See where this picture was taken. [?]

Pérgola da Foz

Pérgola da Foz by VRfoto
Pérgola da Foz, a photo by VRfoto on Flickr.

PORTO (Portugal): Pérgola da Foz.

See where this picture was taken. [?]

A Pérgola da Foz é uma pérgola com balaustrada construída em cimento localizada entre a Praia da Luz e os jardins da Avenida de Montevideu na cidade do Porto, em Portugal.
Apesar de pertencer à freguesia de Nevogilde é uma das imagens mais associadas à Foz do Douro, sendo um dos ex libris mais conhecidos e emblemáticos do Porto.
Foi construída por volta de 1930, integrada no Projeto de Melhoramentos e Embelezamento da Avenida do Brasil elaborado pela Câmara Municipal do Porto naquele ano. A sua construção custou cerca de 53 000 escudos e foi entregue a António Enes Baganha, um dos artistas mais importantes do seu tempo nesta área.

info: pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9rgola_da_Foz

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pórtico da catedral de Vitória

VITÓRIA (Espanha): Pórtico da catedral.

See where this picture was taken.. [?]

Fátima

Fátima by VRfoto
Fátima, a photo by VRfoto on Flickr.

FÁTIMA (Portugal): Cruz alta de Robert Schad, junto à Igreja da Santíssima Trindade.

See where this picture was taken. [?]

Igreja de Nossa Senhora da Graça

SAGRES (Portugal): Escadas de acesso ao campanário da Igreja de Nossa Senhora da Graça.

See where this picture was taken. [?]

A Igreja de Nossa Senhora da Graça, também conhecida como Capela de Nossa Senhora da Graça, (...) foi construída entre os Séculos XV e XVI sobre as fundações da antiga Igreja de Santa Maria, cuja construção foi ordenada pelo Infante D. Henrique. Apresenta um portal, possivelmente posterior à construção do templo, em estilo renascentista, e um altar-mor, com um retábulo de madeira e três pedras tumulares, ladeado por uma estátua de São Vicente do Século XVII, segurando uma nau, e outra de São Francisco.

info: pt.wikipedia.org/

domingo, 14 de abril de 2013

Capela-mor da igreja do Carmo, em Faro

FARO (Portugal): Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

See where this picture was taken. [?]

No interior, a talha dourada assume um importante papel na decoração da igreja. Foi o mestre e escultor Manuel Martins que executou os riscos, mas também todo o trabalho de talha de estilo joanino executado entre 1735 e 1739.
Merecem destaque no interior do edifício o órgão barroco, a ornamentação da sacristia, o acervo de imaginária da Procissão do Triunfo e no quintal anexo à Igreja, uma Capela dos Ossos.

info: pt.wikipedia.org/

Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira by VRfoto
Vila Nova de Cerveira, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA NOVA DE CERVEIRA (Portugal): Antigo ferry-boat no rio Minho.

See where this picture was taken. [?]

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Barragem de Alqueva

Barragem de Alqueva by VRfoto
Barragem de Alqueva, a photo by VRfoto on Flickr.

ALQUEVA (Portugal): Barragem de Alqueva.

See where this picture was taken. [?]

A Barragem de Alqueva é a sétima maior barragem de Portugal (tem 96 metros de altura), situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola. É o maior lago artificial da Europa, com 250 km2 de superfície. A sua capacidade, 4.150 hm3, permite a conquista do título de maior reservatório de água português.
A barragem foi construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia elétrica para além de outras atividades complementares. Diversas infraestruturas do Sistema Global encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projeto.

info: www.alqueva.com/

Praça em Faro

Praça em Faro by VRfoto
Praça em Faro, a photo by VRfoto on Flickr.

FARO (Portugal)

See where this picture was taken. [?]

sábado, 6 de abril de 2013

Ponte em Tavira

Ponte em Tavira by VRfoto
Ponte em Tavira, a photo by VRfoto on Flickr.

TAVIRA (Portugal): Ponte Antiga sobre o Rio Gilão.

See where this picture was taken. [?]

Bem no centro de Tavira e atualmente reservada para os peões, esta ponte terá sido construída durante o século III (outras fontes indicam séc. XVII !?). As suas formas invulgares e a sua assimetria fazem dela uma interessante obra de engenharia, de inegável importância enquanto elemento de referência histórica e urbana.

info: www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/PonteAntigasobreoR...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Espinhel

Espinhel by VRfoto
Espinhel, a photo by VRfoto on Flickr.

ESPINHEL (Portugal): Pateira.

See where this picture was taken. [?]

Espinhel

Espinhel by VRfoto
Espinhel, a photo by VRfoto on Flickr.

ESPINHEL (Portugal): Pateira.

See where this picture was taken. [?]

Com um relevo acidentado de extraordinária beleza, Espinhel é muito provavelmente a Freguesia mais ribeirinha de Portugal, sendo banhada pelos Rios Águeda, Cértima e Levira, pela Lagoa da Pateira e ainda pelas caudalosas e navegáveis Valas Real e Galinheiras. O Vale do Cértima e os seus arrozais constituem importantes zonas húmidas que servem de habitat a uma grande variedade da vida aquática, aves e outra fauna terrestre selvagem, de valorizável significado para a manutenção da biodiversidade na região.
Como outro ponto de referência da Freguesia, temos o muito procurado, acolhedor e grande Parque da Pateira – Espinhel, situado na margem nascente da maior lagoa natural de Península Ibérica, com um microclima único de especial frescura nos dias cálidos de verão, que aliado à rara beleza natural do local,surpreende os visitantes. Chama-se Pateira à lagoa, por ter sido um local de eleição de D. Manuel I, que nesta área costumava caçar patos.

info: www.freguesiadeespinhel.pt/home.php?t=ct&c=45

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery