sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Douro valley

ERVEDOSA DO DOURO (Portugal)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Pawn bridge

VILA PRAIA DE ÂNCORA (Portugal)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Capela Carlos Alberto




PORTO (Portugal): Capela Carlos Alberto.

A Capela Carlos Alberto é uma capela de arquitetura simples, localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, na cidade do Porto.

Foi construída no final do século XIX, por iniciativa da princesa Augusta de Montlear, em memória do seu irmão, o Rei do Piemonte-Sardenha, Carlos Alberto. A capela alberga agora culto pela Igreja Luterana de Portugal.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Capela_Carlos_Alberto

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Fortim de Montedor

VIANA DO CASTELO (Portugal): Fortim de Montedor.

O Fortim de Montedor, também referido como Forte de Montedor e Forte de Paçô, localiza-se sobre a praia de Paçô, na freguesia de Carreço, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Com o fim da Guerra da Restauração (1640-1668), foi um dos quatro fortins edificados no litoral entre Caminha e Viana do Castelo com o objetivo de reforçar a defesa da costa atlântica do Alto Minho, vulnerável a um possível ataque da Armada espanhola. Os demais foram o Forte da Vinha na Areosa, e os fortes do Cão e de Lagarteira em Vila Praia de Âncora. Estes somavam-se ao Forte da Ínsua, construído durante aquele conflito para defesa da barra sul do rio Minho.

Nessa linha, à época, foram remodeladas fortificações já existentes como o Castelo de Valença, o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Forte de Santiago da Barra. Para complemento da defesa da margem esquerda (sul) do rio Minho foi erguido o Forte de São Francisco de Lovelhe (ou de Lobelhe), em Vila Nova de Cerveira.

Fortificação marítima abaluartada, de pequenas dimensões e alçados simples, apresenta planta estrelada no estilo maneirista, sendo constituído por quatro baluartes desiguais. A face voltada ao mar é de forma curva, sendo a face oposta é côncava. Nesta rasga-se o portão de armas, em arco de volta perfeita. Em seu interior encontram-se as dependências de serviço, formando um corredor no centro da praça.

A sua tipologia estrutural apresenta semelhanças com os fortes da Areosa e do Cão, cuja planimetria constituiu, à época, um avanço no sistema de defesa e vigia. Acredita-se que este conjunto de fortes litorâneos possa ter sido delineado pelo mesmo arquiteto.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Montedor

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery