quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ponte Eiffel (b/w)

VIANA DO CASTELO (Portugal): Ponte Eiffel.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ponte Eiffel


VIANA DO CASTELO (Portugal): Ponte Eiffel.

Dando passagem à estrada e ao caminho de ferro, substitui a anterior ponte de madeira (cujo arranque, na margem norte, é assinalado por duas colunas de granito, a poucas dezenas de metros do antigo cais), tendo sido encomendada a Gustave Eiffel e inaugurada a 30 de Julho de 1878.

info: e-cultura.sapo.pt

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Igreja Paroquial de Santo Ildefonso


PORTO (Portugal): Igreja Paroquial de Santo Ildefonso.

A Igreja de Santo Ildefonso fica na Praça da Batalha, no centro da cidade do Porto. A igreja foi reconstruída a partir de 1730, por se encontrar em ruínas a antiga igreja, e ficou concluída em 1739, sendo dedicada a Santo Ildefonso de Toledo. A fachada é composta por duas torres sineiras rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia, e por cima ergue-se o nicho de Santo Ildefonso. Nas paredes podemos apreciar os azulejos de Jorge Colaço com cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia. A nave é poligonal em estilo proto-barroco, com tecto em madeira e estuques ornamentais repetidos nas paredes. Os altares laterais são obras neo-clássicas e os colaterais são de talha rococó. O retábulo em talha barroca é rococó da segunda metade do século XVIII. No coro alto encontra-se um impressionante órgão de tubos datado de 1811.

info: www.guiadacidade.pt/pt/poi-igreja-paroquial-de-santo-ilde...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Fortim do Cão

VILA PRAIA DE ÂNCORA (Portugal): Fortim do Cão.

Com o fim da Guerra da Restauração (1640-1668), foi um dos quatro fortins edificados no litoral entre Caminha e Viana do Castelo com o objetivo de reforçar a defesa da costa atlântica do Alto Minho, vulnerável a um possível ataque da Armada espanhola. Os demais foram o Forte de Vinha, na Areosa, o Forte de Montedor em Carreço, e o Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora. Estes somavam-se ao Forte da Ínsua, construído durante aquele conflito para defesa da barra sul do rio Minho.

Nessa linha, à época, foram remodeladas fortificações já existentes como o Castelo de Valença, o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Forte de Santiago da Barra. Para complemento da defesa da margem esquerda (sul) do rio Minho foi erguido o Forte de São Francisco de Lovelhe (ou de Lobelhe), em Vila Nova de Cerveira.

O fortim do Cão foi erguido entre 1699 e 1702, com a função de defesa daquele trecho da costa, na foz do rio Âncora, coadjuvando a defesa proporcionada pela Praça-forte de Caminha.

info: http://pt.wikipedia.org/

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery