quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nas margens do rio Lima...


VIANA DO CASTELO (Portugal): Rio Lima.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Rio Lima

VIANA DO CASTELO (Portugal): Rio Lima.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Igreja Paroquial de Serreleis


VIANA DO CASTELO (Portugal): Igreja Paroquial de Serreleis.

Datada da segunda metade do século XVIII, apresenta um prospecto com alguma monumentalidade. A frontaria é enquadrada por pilastras e um frontão triangular entre cornijas. O portal é moldurado por pilastras e um frontão com volutas, sobre o qual se dispõe dois nichos e um óculo circular que invade parcialmente o tímpano do frontão da fachada, obrigando a sua cornija inferior a contorná-lo. No coroamento ergue-se uma cruz. A torre adoçada ao flanco esquerdo do corpo da nave é rematada por pequenas urnas nos cantos e um coruchéu piramidal ao centro.

info: "Portugal Património"; vol. I; Álvaro D. Almeida e Duarte Belo; Círculo de Leitores

sábado, 18 de abril de 2015

Forte de Âncora (Lagarteira)

VILA PRAIA DE ÂNCORA (Portugal): Forte da Lagarteira.

Fortificação marítima abaluartada de pequenas dimensões, apresenta planta poligonal estrelada, formada por quatro baluartes lateriais e bateria ressaltada pelo lado do rio. Os seus muros, em cantaria de pedra, apresentam guaritas facetadas nos vértices.
Por sobre o portão de armas inscreve-se a pedra com as armas reais.
No terrapleno erguem-se três edificações com cobertura de uma água e duas rampas de acesso ao adarve e eirado. Os quartéis, abobadados, contam com lareiras.
Nas canhoneiras da bateria, podem ser observadas antigas peças de artilharia.

info: http://pt.wikipedia.org/

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Forte da Lagarteira


VILA PRAIA DE ÂNCORA (Portugal): Forte da Lagarteira.

O Forte da Lagarteira, também designado por Forte de Âncora, localizado em Vila Praia de Âncora, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967. Tinha por objetivo a defesa da costa perante a ameaça da armada espanhola.

Trata-se de uma fortaleza com planta em estrela, constituída por quatro baluartes laterais e bateria de três faces na fachada voltada ao rio. Nesta construção conciliam-se caraterísticas seiscentistas com a persistência de algumas de cariz medieval como é o caso do balcão fechado.

info: www.cm-caminha.pt/ver.php?cod=0M0D0L

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Igreja Paroquial de Vila Praia de Åncora


VILA PRAIA DE ÂNCORA (Portugal): Igreja Paroquial.

Fica situada na margem esquerda do rio Âncora a cerca de 1 km da foz. Destaque para os belíssimos altares edificados nos últimos séculos com o apoio do povo. O altar-mor é neoclássico e contém imagens da Senhora da Assunção e de S. Pedro. Já o altar de topo da nave esquerda é barroco e apresenta as imagens da Senhora do Rosário (século XVIII), a de Santa Quitéria (século XVIII) e Nossa Senhora com o Menino, enquanto ao lado, o altar das Almas é neoclássico.

info: www.lifecooler.com/artigo/passear/igreja-paroquial-de-vil...

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery