quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sala capitular do Mosteiro de Santa María de Carracedo

CARRACEDELO (Espanha): Sala capitular do Mosteiro de Santa María de Carracedo.

A sala capitular apresenta uma cobertura abobadada do gótico tardio (século XVI). Trata-se de um espaço quadrangular, dividido por quatro colunas cujos capitéis estão decorados com temas vegetalistas e zoomórficos. Nas suas paredes encontram-se sepulcros abaciais.

terça-feira, 28 de julho de 2015

"Cozinha da Rainha"

CARRACEDELO (Espanha): ‘Cozinha da Rainha’ do Mosteiro de Santa María de Carracedo.

A chamada “Cozinha da Rainha” é uma sala quadrangular iluminada por janelas e óculos de fino traço, com quatro colunas sobre altos plintos e arcos apontados que suportam uma abóbada de madeira. A estrutura nobiliárquica desta sala aponta para que tenha servido como sala de audiências do abade ou como estância nobre.

domingo, 26 de julho de 2015

Claustro do Mosteiro de Santa María de Carracedo

CARRACEDELO (Espanha): Ruínas do claustro do Mosteiro de Santa María de Carracedo.

O claustro regular reconstruído no século XVI, com abóbadas de ladrilho, foi particularmente maltratado pelo tempo, não sendo hoje mais do que algumas ruínas. Conservam-se somente as molduras dos arcos sobre as paredes interiores.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mosteiro de Santa María de Carracedo

CARRACEDELO (ESPANHA): Mosteiro de Santa María de Carracedo.

Mosteiro beneditino fundado por Bermudo II "o Gotoso", rei de Leão e Galiza, no ano de 990. Teve um grande poder político, religioso e económico, exercendo jurisdição sobre outros mosteiros da Galiza, Astúrias e Leão. Restaurado no século XII, sofreu influência de vários estilos arquitetónicos (românico, gótigo e renascentista). Na foto destaca-se o "Miradouro da rainha" que é um terraço que dá acesso à chamada "Cozinha da Rainha".

 info: www.ponferrada-virtual.com/mirador-reina-monasterio-santa...

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Edifício Mário Belmonte Pessoa

AVEIRO (Portugal): Edifício Mário Belmonte Pessoa.

Por muitos considerado o exemplo maior do movimento Arte Nova em Aveiro, a casa Mário Belmonte Pessoa, um proprietário e negociante natural de Espinho, está hoje classificada como Imóvel de Interesse Público.

Difícil aqui é realçar um dos seus pormenores já que a profusão decorativa (flores, animais e formas curvilíneas estilizadas), quer ao nível das cantarias, quer da azularia ou da serralharia artística, faz das suas fachadas um reflexo de ritmo e vivacidade.

O projeto concluído em 1909, está atribuído a Silva Rocha que aqui terá contado com a colaboração do colega e amigo Ernesto Korrodi. As cantarias são oriundas da oficina de João Augusto Machado e a serralharia elaborada por Lourenço de Almeida. Já alguns dos painéis azulejares são da Fábrica da Fonte Nova, assinados por Lícinio Pinto datados de 1907.

No interior realça-se a escadaria de fero forjado, em espiral, que conduz ao piso intermédio, bem como os panos de azulejo que revestem, até meia parede, as salas do rés do chão. No pátio, para além do miradouro sobranceiro à Praça do Peixe destacam-se desenhados na pedra da calçada à portuguesa, os nomes dos quatro filhos do proprietário.

 info: e-cultura.sapo.pt/Itinerarios.aspx?ID=82#sthash.uhGYXPzO....

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Casa do Rossio

AVEIRO (Portugal): Casa do Rossio.

Voltada para o Rossio de onde lhe vem o nome foi construída nos finais da década de 1920, por Francisco Augusto Duarte representando, por isso, um exemplo final da corrente Arte Nova, mais elétrico ao nível das formas. No entanto, mantém o ritmo imposto pelos arcos das molduras das janelas e portas, bem como pela varanda central.

No seu interior são dignos de referência os tetos estucados e as portadas com vidros coloridos.

info: e-cultura.sapo.pt/Itinerarios.aspx?ID=82#sthash.uhGYXPzO....

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Farol de Esposende

ESPOSENDE (Portugal): Farol.

O primeiro farolim foi construído em 1866 e esteve activo até 1925, altura em que foi substituído pela actual torre. Tratava-se de um farolim montado num candelabro de ferro, fixo na casa que servia de habitação ao faroleiro.

Localização - Forte de São João Baptista, Esposende, Braga, Portugal
Gestão - Direcção de Faróis - Marinha Portuguesa
Função - costeiro
Posição - latitude 41º 32,65`N
             longitude 8º 47,35`W
Ano de estabelecimento - 1925
Estrutura - torre circular vermelha em ferro, com lanterna vermelha e edifício amarelo anexo
Altura da torre - 15 metros
Altitude - 21 metros
Alcance luminoso - 20 milhas
Luz - branca
Característica - FI W 5s    (Lt 0,1s; Ec 4,9s)
Sinal sonoro de nevoeiro - trompa 20s    (som 5s; silêncio 5s)
Nº nacional - 31
Nº internacional - D-2016

info: http://sentinelasdomar.blogspot.pt/

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery