domingo, 28 de fevereiro de 2016

Convés do veleiro "Europa"

PORTO (Portugal): O "Europa" no Cais da Ribeira.

O ano de construção do "Europa" remonta a 1911. Este veleiro tem um comprimento de 54,60m e a altura dos mastros atinge os 28,16m. Veleja por todos os oceanos, visita a Antártida de dezembro a março e participa nas The Tall Ships Races no Verão.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O "Europa"

PORTO (Portugal): O "Europa" no Cais da Ribeira.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mosteiro da Serra do Pilar

 VILA NOVA DE GAIA (Portugal): Mosteiro da Serra do Pilar.

O Mosteiro da Serra do Pilar dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho da Congregação de Sta. Cruz de Coimbra situa-se numa elevação sobranceira ao rio Douro em Vila Nova de Gaia. Tem uma forma circular característica do Renascimento.
Em 1538, com a colocação da primeira pedra, Fr. Brás de Braga dá início ao mosteiro. Em 1542 João de Ruão e Diogo de Castilho são chamados para verificar os alicerces da igreja, o que torna provável a autoria da planta da igreja e do claustro em colaboração com Frei Brás. Na segunda metade dos anos 70 do século XVI é concluída a obra do claustro, na sua forma circular. Nesta altura também a igreja era adornada com imagens. A atual igreja é fruto de uma reconstrução efetuada em 1598 a partir do edifício existente. Em 1690 Manuel do Couto é contratado para executar a obra do coro novo, segundo o traço de Domingos Lopes, que obrigou a desfazer o claustro e a reedificá-lo na mesma forma. Assim, a atual construção não corresponde ao projeto original.
O mosteiro apresenta uma dupla planta centrada - claustro e corpo da igreja. O elemento que separa os dois espaços é o coro quadrangular. O interior do templo apresenta-se cupulado e com capelas abertas no muro; o claustro foi desenhado segundo um esquema arquitravado assente em colunelos de capitéis jónicos. A decoração de rollwerk do entablamento é mais tardia.
A forma circular considerada perfeita pelos homens do Renascimento tem aqui um excelente exemplo da sua aplicação. Relativamente ao claustro podemos encontrar afinidades no pátio do Palácio de Carlos V em Granada.

info: http://www.infopedia.pt/$mosteiro-da-serra-do-pilar

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ponte Luís I e Ribeira

PORTO (Portugal): Ponte Luís I e Ribeira.

A obra foi adjudicada em 21 de Novembro de 1881 à empresa Société Willebreck, de Bruxelas, de que era administrador Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, e autor do projecto da nova ponte. 
As obras começaram nesse mesmo ano e desenrolaram-se até 1887.
Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro linear de viga. Em  30 Outubro  de 1886 terminam os trabalhos de construção do arco e do tabuleiro superior; a 31 Outubro de 1886 inaugura-se o tabuleiro superior da ponte e em 1887 dá-se a inauguração do tabuleiro inferior, com o que ficam concluídas as obras de construção da nova ponte.
Foi uma ponte com portagem (cinco reis por pessoa) instituída, um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de Novembro de 1886 e que só deixariam de ser cobradas a 1 de Janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois.
Foi nesta zona da Ribeira e na sua ligação comercial com o Rio Douro que a cidade começou o seu franco desenvolvimento e se voltou para o rio. 
As ruas estreitas e sinuosas, com vista para Gaia, as arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas de outros tempos, a sua arquitectura urbano-ribeirinha, rodeada de cafés e lojas fazem desta uma das principais zonas turísticas da cidade. 

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery