terça-feira, 31 de maio de 2016

No cimo do Monte Farinha

MONDIM DE BASTO (Portugal): Vista do Monte Farinha.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vista do alto do Monte Farinha

MONDIM DE BASTO (Portugal): Vista do alto do Monte Farinha.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Igreja Matriz de Ribeira de Pena


RIBEIRA DE PENA (Portugal): Igreja Matriz.

A Igreja Matriz de Ribeira de Pena é um interessante e grandioso exemplar da arquitetura barroca, já com sinais emergentes do rocaille, no distrito de Vila Real. A sua edificação aconteceu durante a segunda metade século XVIII e foi erguida sob a iniciativa de um mecenas local, sendo consagrada a S. Salvador.Rodeada por um muro protetor e antecedida por um adro, a Igreja Matriz possui uma imponente e movimentada frontaria, demarcada em três corpos por pilastras longas e volumosas. O pano central é rasgado por um aparatoso portal de linhas rocaille, ladeado por pilastras reentrantes, sobre as quais se desenvolve um dinâmico frontão recortado e interrompido. O centro do portal apresenta uma composição de linhas curvas e concheadas, de cariz geométrico e fitomórfico. O portal é sobrepujado por um nicho moldurado por linhas curvas sinuosas, abrigando sobre um pedestal uma grande imagem de Cristo Salvador. Flanqueiam-no duas janelas gradeadas compridas, terminadas por frontão triangular anguloso. A cimalha tem uma molduração ressaltada, encimada por empena de linhas ondeadas, marcadas ao centro por pilastras terminadas em urnas pinaculares, ladeando uma cruz latina.

info: http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-ribeira-de-pena

terça-feira, 3 de maio de 2016

Edifício da Alfândega

 PORTO (Portugal): Edifício da Alfândega.


Este grandioso edifício, com duas fachadas, uma voltada para o rio e outra para a rua foi construído sobre uma plataforma artificial que encobre a antiga praia de Miragaia, disfarçando as alfurjas (armazéns subterrâneos laterais).

Nos dias de hoje o edifício da Alfândega não tem já a mesma função de outorga, departamentos do Estado que actuam como instrumentos de política económica, de segurança e de defesa do património nacional e que têm por objectivos fiscalizar todas as mercadorias que entram e saem do país, arrecadar os direitos, impostos ou taxas cuja cobrança esteja a seu cargo e velar pela boa aplicação das leis e regulamentos aduaneiros, o grandioso edifício mostra agora ao publico os transportes da cidade e realiza outros eventos culturais e governamentais como o da Cimeira Ibero-Americana que se desenrolou no ano passado(1998). Os serviços que se desenvolviam neste edifício passaram para novas instalações em Pedras Rubras, junto ao aeroporto Sá Carneiro.

info: www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=33
 

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery