quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ponte de Orbelle sobre o rio Louro

 TUI (Espanha): Ponte de Orbelle sobre o rio Louro.

Os silhares regulares e o seu arco atestam a sua origem e importância que remonta à época romana.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Veiga do Louro

TUI (Espanha): Veiga do rio Louro. 

 Caminho Central Português para Santiago de Compostela.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Ponte de S. Telmo ou das Febres

TUI (Espanha): Ponte de S. Telmo ou das Febres.

Recebe o sobrenome de “Ponte das Febres” porque, segundo pode lêr-se na placa situada na cruz junto à ponte, ao patrono de Tui, Pedro González Telmo, apareceram aqui umas febres que pouco depois acabariam com sua vida. Na placa pode lêr-se: "caminhante aqui enfermou de morte San Telmo em avril de 1251 pede-lhe que fale com Deus ao favor teu".
Hoje é uma pequena passagem de madeira sobreposta sobre o que resta do arco de pedra da antiga ponte que ligava as duas margens. No inverno e na primavera ainda corre alguma água por debaixo da ponte, mas no verão encontramos apenas um leito seco e triste.

   
info: camino.xacobeo.es/pt-pt/pontos-de-interesse/ponte-de-san-...

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ponte da Veiga do Louro

TUI (Espanha): Ponte da Veiga do Louro.
 
Conhecida popularmente como “Ponte Romana”, na realidade trata-se duma ponte medieval que possivelmente substituiu uma construção romana que atravessava o rio Louro e formava parte das infraestruturas da via XIX do Itinerário Antonino que unia Brácara Augusta com Iria. Na atualidade continua um ponto de passagem no caminho português para Santiago de Compostela.

info: patrimoniogalego.net/index.php/30723/2013/01/ponte-da-vei... 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Claustro da catedral de Tui

TUI (Espanha): Claustro da catedral.

O claustro da catedral de Tui foi construído na segunda metade do século XIII, em estilo gótico cisterciense. É o único medieval que resta nas catedrais galegas. Foi restaurado em 1408 devido ao perigo de ruína num dos muros, altura em que se integraram novos elementos góticos e se iniciou a construção das torres defensivas que deu o carácter de fortaleza a este templo.

info: arte.vmribeiro.net/?tag=catedral-de-tui

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lamas d'Olo

LAMAS DE OLO (Portugal)

Lamas de Olo faz parte do concelho de Vila Real. A antiga freguesia era um curato anual de apresentação do abade de S. Vicente de Ermelo. Esta freguesia está integrada no Parque Natural do Alvão apresentando muito vincadamente as características da forma de vida das gentes que habitam nas encostas da serra. Na aldeia de Lamas de Olo não há pressas e os dias passam devagar. O recolher do gado ao fim do dia é uma das tarefas rurais, a par de muitas outras, como as malhas do centeio, do milho e do feijão, as desfolhadas e as vessadas (em que se prepara a terra para as próximas sementeiras). A matança do porco, a confecção do fumeiro e o fabrico do pão completam o dia-a-dia dos seus habitantes. Em Lamas de Olo, Ermelo e Barreiro ainda é possível encontrar casas tradicionais construídas em xisto, colmo e granito, muitas das quais recuperadas com a colaboração dos serviços do Parque Natural.

info: www.guiadacidade.pt/pt/poi-lamas-de-olo-20821

Newest photos from the portfolio of Vector99

Search photos: by: Vector

VR Stock Photo

vmribeiro's gallery