Mosteiro da Serra do Pilar

 VILA NOVA DE GAIA (Portugal): Mosteiro da Serra do Pilar.

O Mosteiro da Serra do Pilar dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho da Congregação de Sta. Cruz de Coimbra situa-se numa elevação sobranceira ao rio Douro em Vila Nova de Gaia. Tem uma forma circular característica do Renascimento.
Em 1538, com a colocação da primeira pedra, Fr. Brás de Braga dá início ao mosteiro. Em 1542 João de Ruão e Diogo de Castilho são chamados para verificar os alicerces da igreja, o que torna provável a autoria da planta da igreja e do claustro em colaboração com Frei Brás. Na segunda metade dos anos 70 do século XVI é concluída a obra do claustro, na sua forma circular. Nesta altura também a igreja era adornada com imagens. A atual igreja é fruto de uma reconstrução efetuada em 1598 a partir do edifício existente. Em 1690 Manuel do Couto é contratado para executar a obra do coro novo, segundo o traço de Domingos Lopes, que obrigou a desfazer o claustro e a reedificá-lo na mesma forma. Assim, a atual construção não corresponde ao projeto original.
O mosteiro apresenta uma dupla planta centrada - claustro e corpo da igreja. O elemento que separa os dois espaços é o coro quadrangular. O interior do templo apresenta-se cupulado e com capelas abertas no muro; o claustro foi desenhado segundo um esquema arquitravado assente em colunelos de capitéis jónicos. A decoração de rollwerk do entablamento é mais tardia.
A forma circular considerada perfeita pelos homens do Renascimento tem aqui um excelente exemplo da sua aplicação. Relativamente ao claustro podemos encontrar afinidades no pátio do Palácio de Carlos V em Granada.

info: http://www.infopedia.pt/$mosteiro-da-serra-do-pilar

Comentários

Mensagens populares